top of page

Chá com embalagem sustentável

Nos últimos anos a produção de lixo vem crescendo progressivamente, principalmente depois do início da pandemia da Covid-19. O aumento se deu por conta do descarte de produtos descartáveis de origem hospitalar e doméstica.


A prática do distanciamento social e do trabalho em casa tem aumentado o volume de resíduos no Brasil. A Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) estima que as medidas de distanciamento social do país aumentaram em 15% a 25% a quantidade de resíduos residenciais. Quanto ao hospital, é calculado a uma taxa de crescimento de 10 a 20 vezes.



Atualmente, imagens de praias e oceanos cheios de máscaras e luvas descartáveis ​​estão circulando nas redes sociais - provavelmente para prevenir covid-19. Também há notícias de que aumentou o consumo de plásticos descartáveis, principalmente para embalagens. Isso é esperado, pois o maior produtor de materiais plásticos é a indústria de embalagens. Eles lidam com mais da metade de todos os resíduos plásticos gerados em todo o mundo - a maioria dos quais nunca foi reciclada ou incinerada.


Preocupada com o aumento da produção de resíduos não recicláveis a Chagran passou a utilizar embalagens de papel semente impermeabilizada com com filme plástico biodegradável, que devem ser plantadas assim que as folhas de chá acabarem, da qual surgirá uma bela horta residencial. As folhas de chá ficam protegidas contra umidade, conservando o frescor das folhas soltas, os aromas e sabor.



A conservação ambiental nos proporciona mais saúde e bem, pois podemos desfrutar de praias, bosques, florestas limpos e que tenhamos a certeza que serão usufruídos por nós e pelas próximas gerações. Precisamos reduzir a utilização de embalagens de uso único (descartáveis não degradáveis) que na maioria não serão reciclados e eles são os que mais poluem, indo para em aterros e muitas vezes vão parar nos oceanos.


Dê preferência a embalagens de papeis e plásticos reciclados. Reutilize embalagens, reduza o consumo, recicle fazendo segregação do lixo para que o mesmo tenha um destino adequado.



Por Fernanda Rodrigues

Sommelier de chá

Chagran



6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page