top of page

O que é o chá?

Atualizado: 10 de ago. de 2021

Chá é uma bebida oriunda da planta Camellia sinensis, da qual são produzidos os chás: verde, preto, branco, puerh e oolong. Resumindo, "chá" é qualquer coisa derivada da planta Camellia sinensis. Qualquer outra coisa, embora às vezes chamada de "chá", é mais precisamente referida como chá de ervas ou tisana. As tisanas incluem camomila, rooibos e chás de frutas. O chá é a segunda bebida mais consumida no mundo, superada apenas pela água.


Onde surgiu o chá?


O chá surgiu na China por volta dos anos 250 antes de Cristo. Shen-Nuhg, imperador, estava sob uma árvore fervendo a água quando folhas dessa árvore, a Camellia sinensis, caíram na sua panela produzindo uma bebida aromática, que ao beber lhe proporcionou bem estar. Com o passar dos anos essa bebida foi se espalhando pelo mundo, sendo introduzida na cultura e cultivada em muitos países, como Japão, Índia, Sri Lanka, Quênia e muitos outros.


Brasil (Registro/SP), Argentina e Portugal (Ilha dos Açores) embora ainda com uma pequena produção, em relação aos outros países citados acima, produzem chá de qualidade e que inclusive fazem exportação.


Diferença entre os chás:


A diferença é definida basicamente pelo tipo de processamento que é basicamente: retirar as folhas da planta (geralmente duas folhas e um broto), murchar (permitir que as folhas murchem e amolecerem), rolar (modelar as folhas e torcer os sucos), oxidar e queima (secagem).


Chá verde: é colhido, murcho e enrolado. Não é oxidado porque durante o processo de laminação, a oxidação é impedida pela aplicação de calor. As folhas frescas são cozidas no vapor ou no forno.


Chá preto: utiliza todas as cinco etapas básicas, mas é permitido oxidar mais completamente. Além disso, os passos são seguidos de uma forma muito linear; eles geralmente não são repetidos em um único lote. O chá é feito completamente dentro de um dia.


Chá branco: produzido pelos brotos, é essencialmente um chá não processado. O chá branco é simplesmente colhido e deixado secar.


Chá oolong: é um dos chás mais demorados para criar. Utiliza todas as cinco etapas básicas, com rolagem e oxidação repetidas vezes. Oolong é uma categoria complexa porque é muito ampla: é mais simplesmente descrita como a meio caminho entre verde e preto.


Chá pu'erh: passa por um processo semelhante ao chá verde, mas antes de secar a folha, envelhece como chá de folhas soltas ou pressionado em bolos densos e formas decorativas. Pu'erh é um chá fermentado que pode ser "maduro" escuro ou pu'erh verde "cru"), o processo de envelhecimento dura de alguns meses a vários anos.



Por Fernanda Rodrigues

Sommelier de chá

Chagran


Quer saber mais sobre chá? Nos siga Instagram: @chagranbr

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page